Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

O CIGeoE participa nas reuniões técnicas dos programas multinacionais MGCP e TREx

Abril 2024

O CIGeoE participou com três militares na 46ª Reunião Técnica do programa multinational MGCP e na 19ª Reunião Técnica do programa multinational TREx, em Vigo – Espanha.

Os programas Geoespatial Co-Production Program (MGCP) e TanDEM-X High Resolution Elevation Data Exchange Program (TREx) realizam reuniões técnicas bianuais onde são discutidos temas  e desafios técnicos comuns às nações participantes, sendo deliberadas e decididas soluções aceites por todos.
A 20ª Reunião Técnica do Projeto TREx decorreu entre 13 e 15 de março de 2024 e a 46ª Reunião Técnica do projeto MGCP entre 18 e 23 de março de 2024, tendo sido organizadas pelo Centro Geográfico del Ejército (CEGET) em Vigo, Espanha. 
Relativamente à reunião no âmbito do TREx, Portugal foi representado pelo Maj Art Tiago Castro e pelo 1Sarg Cav João Mascarenhas, do CIGeoE, na qualidade de Gestor da Produção e de Operador Técnico, respetivamente. Este evento contou com a presença de 44 delegados pertencentes a 23 países.
Quanto à reunião no âmbito do MGCP, Portugal foi representado pelo Maj Art Tiago Castro e pelo 1Sarg Art Telmo Meirelles, do CIGeoE, na qualidade de Gestor da Produção e de Operador Técnico, respetivamente. Este evento contou com a presença de 58 delegados pertencentes a 22 países.
Dado o cariz técnico destas reuniões, a informação delas constituintes assume particular importância pela da troca de experiências e conhecimento entre Nações. Os assuntos debatidos tratam questões levantadas em situações reais de aquisição e edição de informação geoespacial, que surgem por falta de definição em documentação técnica ou por se tratarem de situações dúbias. As deliberações assumidas resultam na evolução das normas técnicas em vigor, tendo implicação direta no método de produção de trabalho futuro.
A agenda contemplou ainda apresentações de algumas Nações sobre outros assuntos, relatando experiências de edição, estado da sua produção nacional, utilização de novo software ou utilização de novas metodologias.
Durante a reunião do MGCP, houve ainda oportunidade de algumas empresas efetuaram uma breve apresentação sobre as ferramentas que estão a desenvolver e que poderão traduzir-se numa mais-valia para o programa. 
Em suma, a presença nestas reuniões técnicas e respetivas sessões consubstancia uma importante e relevante fonte de conhecimento e partilha de informação, desde a atualização e alteração de toda a documentação inerente, mas também para implementar algumas soluções, já encontradas e colocadas em prática por outras nações, com vista à otimização dos processos de aquisição e controlo de qualidade.