Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Observatório astronómico


Artigos e atividades


O CIGeoE actualmente tem um Observatório Astronómico, equipado com um telescópio com grandes possibilidades para trabalhar em Astronomia.


O objectivo deste observatório é seguir fenómenos astronómicos, realizar sessões públicas e privadas, apoiar institutos, universidades e outras entidades de ensino, e também organizar exposições e outras actividades. Outro campo importante será a fotografia astronómica para fins científicos.


Artigos Publicados

 

Colaborações científicas

Apoio ao ensino


  • Colaboração com o CENTRA - Centro de Astrofísica e Gravitação do Instituto Superior Técnico, https://centra.tecnico.ulisboa.pt/, na Organização das Escolas de Astrofísica e Gravitação, desde a 1ª EAG, em 2002.
10ª EAG (2-7 de setembro de 2021): https://centra.tecnico.ulisboa.pt/network/eag10/
9ª EAG (3-7 de setembro de 2018): https://centra.tecnico.ulisboa.pt/network/eag9/
8ª EAG (1-6 de setembro de 2016): https://centra.tecnico.ulisboa.pt/network/eag8/

  • Colaboração com o CENTRA no Ensino de Astronomia Observacional, como parte do Currículo de Unidades Curriculares do Mestrado de Engenharia Física Tecnológica do Instituto Superior Técnico (responsável pelo contacto: Professora Ana Mourão)
Laboratório de Astrofísica do MEFT:
https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/cursos/meft21/disciplina-curricular/1127428915200393

Atividades públicas

  • Colaboração com o programa Ciência Viva no Verão desde 1999
    Ciência Viva no Verão




  • Protocolo com o Núcleo de Astronomia



 

Fotografias










M27
A Nebulosa planetária do Haltere está situada na constelação Vulpelula e a uma distância superior a  1200 anos-luz, significando isto que a luz que hoje vemos demorou mais de mil anos a percorrer a distância desde a nebulosa até à Terra.
No  centro da Nebulosa do Haltere está um ponto branco que na realidade corresponde a uma anã branca. A temperatura de superfície da anã branca é de aproximadamente 8500K. A radiação emitida pela anã branca ioniza o material (gás) à volta da estrela dando origem à emissão de luz. A cores azul e verde revelam a presença de oxigénio e hidrogénio, as cores mais avermelhadas revelam a presença de enxofre e nitrogénio.  Esta Nebulosa é também conhecida como M27 por ser o 27º objeto no catálogo de Messier (sec XVIII-XIX)



M57
A Nebulosa do Anel é uma nebulosa planetária situada a cerca de 2000 anos-luz da Terra, significando isto que a luz que hoje vemos demorou cerca de dois mil anos a percorrer a distância desde a nebulosa até à Terra. No centro vê-se um ponto branco. Este ponto branco é uma anã-branca que resultou da evolução de uma estrela como o nosso Sol. A região central tem uma cor azul-esverdada indicando a presença de hélio, oxigénio e hidrogénio. A região mais exterior (avermelhada) revela a presença de nitrogénio e enxofre.  Esta Nebulosa é também conhecida como M57 por ser o 57º objeto no catálogo de Messier (sec XVIII-XIX). 



M71

Enxame globular de estrelas M71 situado a cerca  de 13000 anos-luz da Terra. Este enxame foi descoberto em 1746 pelo astrónomo suiço  Jean-Philippe Loys de Chéseaux.  A classificação como M71 deve-se ao facto de  ser o 71º objeto no catálodo de Messier (sec XVIII-XIX).