Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Reunião anual das delegações técnicas do CIGeoE e do CEGET, no âmbito dos trabalhos de manutenção dos marcos da fronteira Luso-Espanhola

Março 2017

Realizou-se nos dias 15 e 16 de março de 2017, no Centro Geográfico del Ejército (CEGET), em Madrid - Espanha, o encontro das Delegações Técnicas do CIGeoE e do CEGET, para avaliação dos trabalhos realizados durante a campanha de 2016, bem como a preparação da campanha para 2017, tendo em vista a verificação e manutenção da fronteira Luso-Espanhola, no troço compreendido entre Elvas e Vila Real de Santo António.

As delegações do CIGeoE e do CEGET reuniram-se para analisar os trabalhos desenvolvidos durante a campanha no ano transato, que abrangeu o troço da fronteira compreendido entre os marcos 500 A (na região de Almeida) e 718 (na região de Portalegre), num total de 1257 marcos. Neste âmbito, foram também analisadas as atas elaboradas conjuntamente entre os municípios portugueses e ayuntamientos espanhóis, de acordo com o definido quer no Tratado de Limites entre Portugal e Espanha de 1864 quer no Convénio de Limites de 1926.

Os trabalhos desta reunião incidiram ainda sobre o planeamento e preparação da próxima campanha de verificação e manutenção dos marcos de fronteira, cujo traçado se desenvolve entre o marco 718 A (região de Portalegre) até ao 1048 B (na ponte internacional sobre o Rio Guadiana), num total 1392 marcos.

No final da reunião foi lavrada uma ata, a qual foi assinada pelos Diretores do CIGeoE e do CEGET, para posterior envio aos Ministérios dos Negócios Estrangeiros de ambos os países.

Salienta-se por fim, o excelente ambiente de cordialidade e amizade em que se desenvolveram os trabalhos, tendo ficado bem patente o elevado espírito de colaboração e sã camaradagem que continua a prevalecer no relacionamento entre as duas Instituições ao serviço dos seus Exércitos e de Portugal e Espanha.