Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

NATO GEOSPATIAL BOARD 17

Junho 2017

Decorreu no período de 27 a 29 de junho de 2017, no SHAPE em MONS a NATO Geospatial Board 2017 (NGB17). Esta conferência, que envolve todos os países membros da NATO, contou ainda com a presença de 5 (cinco) países convidados fora da estrutura da Aliança, os designados Non NATO Partnership for Peace (NNPfP). Além destes, fizeram-se representar todos os comandos da estrutura superior da NATO (Estrategic Commands), das forças atualmente empenhadas em Operações e representante da União Europeia.
A participação portuguesa na NGB17, foi efetuada por uma delegação composta pelo delegado do Exército ao Joint Geospatial Standards Working Group (JGSWG), Tenente-Coronel de Artilharia Ferreira Martinho do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), pelo Tenente-Coronel de Artilharia Maurício Raleiras do Estado-Maior General das Forças Armadas e ainda a Tenente Sónia Godinho do Instituto Hidrográfico.
Da agenda, foram abordados vários assuntos no âmbito do apoio Geoespacial com particular destaque para o apoio às operações que estão a decorrer, bem como, a coordenação  desse mesmo  apoio à NATO Response Force 17 (NRF17) e NATO Response Force 18 (NRF18). Foi ainda aprovada a criação de  um novo projeto designado por "Human Geography". Este projeto terá uma liderança partilhada pelos Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha e numa primeira fase será adquirida informação para a elaboração das layers Demography e Ethnicity de forma a complementar a informação geoespacial disponivel na estrutura da NATO.