Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Reuniões Técnicas dos Grupos de Trabalho MGCP e TREx

Novembro 2017

Realizaram-se em Lisboa, no período de 16 a 20 de outubro de 2017, as reuniões técnicas internacionais dos projetos MGCP (Multinational Geoespatial Co-prodution Program) e TREx (Tandem-High Resolution Elevation Data Exchange Program), tendo cabido ao Centro de Informação Geoespacial do Exército a organização dos eventos, nos quais participou mais uma vez de forma ativa. 
Na reunião do projeto MGCP, que decorreu de 16 a 18 de outubro, participaram 58 delegados de 24 Nações e na reunião do projeto TREx 57, que decorreu no período de 18 a 20 de outubro, participaram delegados de 25 Nações. Portugal fez-se representar nas referidas reuniões por quatro Oficiais, três Sargentos e uma Funcionária civil.
O projeto MGCP, onde Portugal participa desde 2006, consiste na produção de informação geográfica, em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), com exatidão posicional, pormenor e rigor geométrico que permitem uma resolução espacial compatível com as escalas 1:50 000 e 1:100 000.
O projeto TREx tem como finalidade a produção de um Modelo Digital de Superfície (MDS) global, com base em aquisição de informação por sensores radar, com uma resolução geométrica de 12 metros. Portugal foi a sétima nação a assinar o memorando de entendimento e a segunda a ser certificada. Atualmente já possui 5 células produzidas e aprovadas, estando disponíveis no portal do projeto.
Foram, também, realizadas duas apresentações, pela Globalwire e pela DZS, alusivas á tecnologia GPON, utilizada na ligação em fibra ótica. A implementação desta tecnologia no CIGeoE veio permitir aumentar o nível de eficiência na manipulação das imagens de satélite e radar, nos projetos em curso.
As referidas reuniões técnicas desenrolaram-se com sucesso digno de realce na prossecução dos objetivos internacionalmente assumidos, tendo sido expressos rasgados elogios a Portugal pela excelente organização dos eventos.