Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Exército acolhe Encontro de Segurança & Defesa 2017 - Utilizadores ESRI

Novembro 2017

Realizou-se no dia 16 de novembro de 2017, no Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) o Encontro Utilizadores ESRI – Segurança & Defesa.  O Exército esteve representado com elementos do Comando das Forças Terrestres, das três Brigadas e do CIGeoE. 
O evento contou ainda com a participação do Instituto Hidrográfico e do Ministério da Administração Interna, através da Secretaria Geral do Ministério e da Guarda Nacional Republicana. 

Foram apresentadas as mais recentes ferramentas da tecnologia ESRI, disponibilizadas aos utilizadores na área da Segurança e Defesa. Neste encontro a Unidade de Apoio Geoespacial retratou a forma como é efetuado o apoio geoespacial ao Exército e às Forças Armadas, nomeadamente na forma como as ferramentas disponíveis se constituem como um elemento de informação facilitador de todo o Processo de Decisão Militar. 

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) permitem uma análise espacial diversificada para compreender as tendências e prioridades na gestão e operação de meios e recursos em contexto operacional. Para a segurança nacional, os SIG fornecem a capacidade de visualizar e entender rapidamente os resultados e as ações necessárias para responder de forma eficaz, eficiente e económica aos desafios. Já na Defesa os SIG são fundamentais em todas às fases de qualquer operação, planeamento, execução e no âmbito das lições aprendidas. 

Em Portugal, a tecnologia ArcGIS é utilizada pelos três ramos das Forças Armadas, pelo Estado Maior General das Forças Armadas, por organizações da proteção civil e gestão de emergência nacionais, como a Autoridade Nacional de Proteção Civil ou a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.