Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Visita Delegação do Ministério da Defesa do Brasil

Março 2018

No âmbito das relações bilaterais de Defesa Portugal-Brasil o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) recebeu no período de 12 a 16 de março de 2018, a visita de uma Delegação do Ministério da Defesa do Brasil, constituída por 3 Oficiais Superiores.  
Neste período foi dado a conhecer à referida delegação, a missão e as atividades mais significativas do CIGeoE, enquanto órgão produtor de informação geoespacial e de desenvolvimento de aplicações, bem como na área do apoio operacional.  
Da visita, ressalva-se o interesse na colaboração efetiva tendo em vista a consolidação e o desenvolvimento da capacidade geoespacial, nas vertentes de gestão e disponibilização da informação e do apoio operacional. 
Na gestão da informação foi demonstrado elevado interesse no Repositório Central da Informação (RCI), nomeadamente na gestão e manutenção das bases de dados geográficas. Foi igualmente reconhecido os desenvolvimentos disponíveis na visualização, integração  e partilha da informação geoespacial em rede de comunicações. 
O apoio operacional foi considerado da maior relevância pela capacidade de proporcionar um conhecimento do terreno ajustado às necessidades da força apoiada e constituir-se como um elemento relevante no processo de apoio à decisão militar. 
Esta visita, permitiu sem dúvida reforçar as relações entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército e o Ministério da Defesa do Brasil nesta temática da informação geoespacial.