Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Reuniões dos Grupos Plenários da DGIWG, MGCP e TREx

Maio 2018

No período de 07 a 11 de maio de 2018 decorreram, na cidade de Melbourne, as reuniões dos Grupos Plenários da DGIWG (Defence Geospatial Information Working Group), do programa TREx (Tandem-High Resolution Elevation Data Exchange Program) e do programa MGCP (Multinational Geoespatial Co-prodution Program). Estas reuniões foram organizadas pela Australian Geospatial-Intelligence Organisation, tendo Portugal sido representado por dois Oficiais do Centro de Informação Geoespacial do Exército.
A DGIWG é um grupo de trabalho que integra diversos países, com a responsabilidade de produzir especificações técnicas relativas à normalização da produção e utilização de informação geoespacial nas aplicações essencialmente militares. Participaram nesta reunião 38 delegados de 24 Nações.
O projeto TREx tem como finalidade a produção de um Modelo Digital de Superfície (MDS) global, com base em aquisição de informação por sensores radar, com uma resolução geométrica de 12 metros. Portugal foi a sétima nação a assinar o memorando de entendimento e a segunda a ser certificada. Na reunião do grupo TREx participaram 57 delegados de 25 Nações.
O projeto MGCP, onde Portugal participa desde 2006, através do CIGeoE, consiste na produção de informação geográfica, em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), com exatidão posicional, pormenor e rigor geométrico que permitem uma resolução espacial compatível com as escalas 1:50 000 e 1:100 000. A reunião do MGCP contou com a participação de 58 delegados provenientes de 27 Nações.
A participação nestas reuniões é de crucial importância para a afirmação internacional de Portugal como parceiro produtor de informação geoespacial e, simultaneamente, para que a sua produção nacional acompanhe a evolução técnica e os requisitos exigidos pelos grupos de trabalho de co-produção onde se insere.
Outras notícias