Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

NATO GEOSPATIAL BOARD 2018

Junho 2018

Decorreu no período de 12 a 14 de junho de 2018, no SHAPE em MONS - Bélgica, a NATO Geospatial Board 2018 (NGB18). Esta conferência magna, envolve todos os países membros, os comandos da estrutura superior da NATO (Strategic Commands) e as forças atualmente empenhadas em Operações. Teve ainda como convidados 3 (três) países fora da estrutura da Aliança Atlântica, os designados Non NATO Partnership for Peace (NNPfP) e o representante da União Europeia, para os assuntos geoespaciais.


Da agenda, foram abordados e aprovados vários assuntos no âmbito do apoio Geoespacial, com particular destaque para:

  • Geographic Information Dissemination Matrix; o qual determina a classificação de segurança de toda a Informação Geoespacial de acordo com os atuais níveis de segurança existentes na NATO (NATO Security Policy);
  • Geographic Information Support Nation (GISN); define o apoio Geoespacial (Topográfico e Hidrográfico) que as nações irão dar à NATO Response Force 2021 (NRF21);
  • NATO GIS Strategy; determina os Standards de interoperabilidade entre os principais meios de troca de informação usados no seio da NATO, contribuindo desta forma, para uma maior operacionalidade e capacidade geoespacial.


A delegação do Exército foi constituída pelo Exmo. Diretor do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Coronel de Artilharia Silva Perdigão e pelo Delegado do Exército ao Joint Geospatial Standards Working Group (JGSWG), Tenente-Coronel de Artilharia Ferreira Martinho do CIGeoE.

Outras notícias