Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

CIGeoE reuniu-se com o Centro Homólogo Espanhol no âmbito dos trabalhos da Comissão Internacional de Limites

Abril 2019

Realizou-se nos dias 26 e 27 de março de 2019, no Centro Geográfico del Ejército (CEGET), em Madrid - Espanha, a reunião anual das Delegações do CIGeoE e do CEGET, para avaliação dos trabalhos realizados em 2018, durante a 61ª campanha de verificação e manutenção da fronteira Luso-Espanhola, bem como para preparar a 62ª campanha que vai decorrer este ano nos meses de maio, junho e setembro.
A reunião foi dirigida pelos Excelentíssimos Diretores do CIGeoE e do CEGET, estando também presentes os Representantes da Comissão Internacional de Limites (CIL) assim como os Chefes da Equipa Técnica mista de ambos os países. 
Durante a reunião foram verificadas e aprovadas as ocorrências detetadas e corrigidas durante a 61ª campanha, que abrangeu o troço de fronteira compreendido entre os marcos W5, na ponte internacional sobre o Rio Minho, entre Valença e Tui, e o marco 121 D já na região de Tourém num total de 750 marcos. Os trabalhos desta reunião também incidiram sobre o planeamento e preparação da próxima campanha de verificação e manutenção dos marcos de fronteira, que vai decorrer entre 20 de maio e 28 de junho deste ano e cujo traçado se desenvolve entre o marco 121 E e o marco 350 no Penedo dos Três Reinos, num total de 907 marcos. 
No final da reunião foi lavrada uma ata, a qual foi assinada pelos diretores do CIGeoE e do CEGET, para posterior envio aos Embaixadores da CIL no Ministérios dos Negócios Estrangeiros de ambos os países.
Desta reunião realça-se a excelente relação existente entre os Militares dos dois Centros e a colaboração estreita entre as duas instituições não só neste aspeto particular mas noutros de interesse comum, a bem dos dois Países.
Outras notícias
  • 2019-05-08
  • 2019-05-06