Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

O CIGeoE no NATO GEOSPATIAL BOARD

Julho 2019

De 18 a 20 de junho de 2019, decorreu no NATO Headquarters em Bruxelas, a NATO Geospatial Board 2019 (NGB19). Esta conferência, que envolve todos os países membros da NATO, teve como convidados 5 (cinco) países fora da estrutura da Aliança, os designados Non NATO Partnership for Peace (NNPfP). Além destes, fizeram-se representar os comandos da estrutura superior da NATO - NATO Strategic Commands (ACT e ACO) bem como, as suas estruturas subordinadas de comando, responsáveis pelas forças atualmente empenhadas em Operações; os representantes da União Europeia e do Multinational Geospatial Support Group (MNGSG).
Da agenda, foram abordados vários assuntos no âmbito do apoio Geoespacial, com particular destaque para as operações que estão a decorrer, bem como a coordenação desse mesmo apoio à NATO Response Force 20 (NRF20) e NATO Response Force 21 (NRF21). Foi colocada à discussão e aprovação a alteração da Politica Geoespacial da NATO, refletida no MC 296/4, assim como a alteração da doutrina do Apoio Geoespacial, refletida no AJP3.17. Para além dos assuntos abordados, houve espaço para reuniões bilaterais com os representantes dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e da França, de forma a acertar os detalhes que irão ser colocados nos Memorandos de Entendimento que Portugal, através do CIGeoE pretende estabelecer com esses países, no que concerne à troca de informação geoespacial e serviços associados.
O Centro de Informação Geoespacial do Exército incorporou a delegação portuguesa, através do Delegado do Exército ao Joint Geospatial Standards Working Group (JGSWG), Tenente-Coronel de Artilharia Ferreira Martinho.
Outras notícias
  • 2019-08-07
  • 2019-05-08
  • 2019-05-06