Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Retoma dos trabalhos de campo pelas equipas do CIGeoE

Setembro 2020


Em 07 de setembro marcharam do CIGeoE para trabalhos de campo sete equipas topográficas materializando assim a retoma destes trabalhos após o confinamento imposto pela pandemia COVID-19.
Aos militares envolvidos nesta atividade foram proferidas algumas palavras de alerta acerca das preocupações que devem ter durante a permanência em campo, nomeadamente na área da segurança do pessoal e do material bem como no que respeita às medidas de proteção e higienização adequadas, terminando com o ressalvar da importância da presença nas nossas equipas, enquanto embaixadoras do CIGeoE e do Exército, junto das populações onde se desenvolvem os trabalhos. 
Estes trabalhos de campo apresentam duas naturezas distintas:
- Uma das equipas irá realizar trabalhos de verificação e manutenção dos marcos que materializam a fronteira com o Reino de Espanha. Estes trabalhos são efetuados em conjunto com uma equipa do Centro Geográfico del Ejército de Tierra, unidade congénere do CIGeoE no Exército Espanhol. Estes trabalhos irão decorrer na região compreendida o norte de Vinhais e a região de Barca d´Álva, prevendo-se o seu términus em finais de outubro;
- As restantes 6 equipas irão realizar a segunda fase da campanha de completagem de 2020, na região da Beira Alta. Esta campanha decorre de 07 de setembro a 16 de outubro e tem por objetivo completar a informação geoespacial adquirida por métodos fotogramétricos em 12 folhas nas regiões compreendidas entre TONDELA e GUARDA. Durante os trabalhos de campo os Sargentos Topógrafos, Chefes de Equipa, têm a responsabilidade de, entre outros trabalhos, medir as dimensões das estradas, obras de arte e outros pormenores que constituem o cadastro militar, confirmar a situação dos vértices geodésicos e esclarecer as dúvidas que são colocadas durante a fase de restituição fotogramétrica. Estes trabalhos são de extrema importância para garantir a qualidade e o rigor da informação geoespacial produzida pelo CIGeoE e só é possível de realizar devido à colocação de condutores provenientes do Regimento de Transportes, da Unidade de Apoio Geral de Material do Exército e do Regimento de Manutenção..
Outras notícias
  • 2020-10-30
  • 2020-10-29
  • 2020-08-06