Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Participação do CIGeoE nas reuniões virtuais técnicas dos grupos de trabalho MGCP e TREx

Outubro 2020

Decorreu no período entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2020, as reuniões dos grupos técnicos dos projetos MGCP (Multinational Geoespatial Co-prodution Program) e TREx (Tandem-High Resolution Elevation Data Exchange) em formato de videoconferência. Este evento, organizado por França, permitiu que, numa altura fortemente marcada pela pandemia COVID19 e com grandes constrangimentos nos deslocamentos, se pudesse realizar estas reuniões internacionais, de acordo com a seguinte agenda:
1) 39ª Reunião Técnica do MGCP: 28 a 30 de setembro;
2) 13ª Reunião Técnica do TREx: 30 de setembro a 02 de outubro;
Portugal fez-se representar com 3 elementos em cada uma das reuniões.
O projeto TREx tem como finalidade a produção de um Modelo Digital de Superfície (MDS) global, com base em aquisição de informação por sensores radar, com uma resolução geométrica de 12 metros. Nesta reunião para além das novidades e alterações técnicas aos procedimentos de edição e ao software DEMES utilizado, foram apresentados os “National Briefings” e as experiências de controlo de qualidade pelas nações mais qualificadas, onde se enquadra Portugal.
De realçar a participação nacional bastante ativa, patente nas duas apresentações realizadas e que suscitaram frequentes temas de debate, muito participados por várias nações.
O projeto MGCP, onde Portugal participa desde 2006, consiste na produção de informação geográfica, em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), de áreas estratégicas não soberanas. Foram debatidas temáticas como a implementação de um novo modelo de extração de informação, partilhadas experiências de várias nações e apresentados os impactos que tecnologias emergentes poderão ter na produção.
A participação nestas reuniões reveste-se de extrema importância pois, para além da partilha de conhecimento e experiência, existe a necessidade de aprovar alterações aos documentos técnicos que fazem parte integrante de ambos os projetos, assegurando uma produção nacional competente e de acordo com os padrões de qualidade definidos internacionalmente.

Outras notícias
  • 2020-10-30
  • 2020-10-29
  • 2020-08-06