Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Aquisição de Equipamento de Impressão 3D

Abril 2021

A aquisição de uma impressora 3D permite, ao CIGeoE, potencializar a distribuição de informação geoespacial, através de modelos digitais de terreno, num suporte tridimensional.

Em 2020, o CIGeoE adquiriu uma impressora 3D, modelo ANet A8 Plus, colmatando, assim, uma necessidade amplamente identificada, que aposta na inovação e qualidade dos serviços prestados pelo CIGeoE e permite diversificar, e aumentar, a forma de disponibilização de produtos derivados da informação geoespacial produzida pelo CIGeoE.
Esta é uma impressora que privilegia a relação qualidade/preço, aplicável à produção de modelos tridimensionais, em específico à impressão de modelos digitais de terreno, para disponibilização ao Exército e outras entidades. 
Em termos de características, esta impressora apresenta uma estrutura em alumínio, com uma base de impressão aquecida até aos 90ºC, que proporciona um volume de impressão de 300x300x350mm e permite utilizar filamento PLA, e ABS, de 1.75mm de diâmetro.
O CIGeoE optou por uma versão económica DIY (Do It Yourself), que possibilita a familiarização com a montagem de todos os componentes, por parte dos operadores, facilitando assim, futuras intervenções de manutenção no equipamento. 
A implementação deste novo equipamento requer 3 fases distintas, que se caraterizam por testar, e aferir, as reais potencialidades do mesmo. 
Numa primeira fase, foram realizados testes de configuração e calibração do equipamento, para identificar os parâmetros que melhor se adaptam ao produto que se pretende desenvolver. 
Atualmente, decorre a segunda fase de testes, que visa determinar os procedimentos necessários para transformar, os dados que o CIGeoE produz, em formatos que sejam compativeis para utilização da impressão 3D. 
Por último, será ainda estudada a possibilidade, e viabilidade, de utilizar este equipamento na impressão de modelos adquiridos por plataformas drone, através da construção de nuvens de pontos.

Outras notícias