Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Assinatura da carta de intenção de geminação entre o CIGeoE e o CEGET, do Exército do Reino de Espanha

Maio 2021

No dia 12 de maio de 2021, foi assinada a Carta de Intenção de Geminação entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e o Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET), do Exército do Reino de Espanha

No dia 12 de maio de 2021, durante a visita do Chefe do Estado-Maior do Exército do Reino de Espanha ao exercício “ORION 21”, no Campo Militar de Santa Margarida foi assinada, por ambos os Chefes do Estado-Maior, a Carta de Intenções entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e o Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET), com vista ao estabelecimento da geminação entre estas unidades congéneres que colaboram em diversas áreas há várias décadas.
A ligação entre os Centros estende-se a vários domínios, sendo o mais visível a responsabilidade técnica na verificação e manutenção dos marcos que delimitam a fronteira luso-espanhola, sob a égide dos ministérios dos Negócios Estrangeiros, e que se materializa anualmente, desde 1953, através de reuniões de preparação e avaliação e da campanha no terreno, propriamente dita, sendo a campanha planeada para 2021 a 64.ª campanha. Realizam-se também atividades de cooperação técnica na área das ciências geoespaciais, através de visitas técnicas por elementos de um centro ao centro congénere e uma frequente troca de informação, partilha de metodologias e de conhecimentos específicos, sendo também de realçar a existência de um protocolo estabelecido entre os dois Centros (Decreto n. º39/93 de 29 de outubro), o qual permite e facilita a troca célere de informação geográfica.
Durante a referida cerimónia, o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, procedeu à imposição da medalha D. Afonso Henriques, Mérito do Exército de 1.ª Classe ao General de División D. Joaquín Salas Alcalde, Jefe de la Jefatura de los Sistemas de Información, Telecomunicaciones y Asistencia Técnica (JCISAT), pelo modo notável e muito prestigiante como tem vindo a colaborar e incentivar o desenvolvimento das relações de cooperação entre os dois Exércitos e o seu incondicional apoio aos trabalhos do CIGeoE e do CEGET na verificação e manutenção da fronteira luso-espanhola.
Outras notícias