Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Visita do Exmo. Diretor do CIGeoE aos trabalhos de campo

Maio 2021

Em 20 de maio realizou-se, na região da Fraga da Pena, concelho do Fornos de Algodres, uma visita às 4 equipas topográficas que se encontram, em trabalhos de campo, desde 19 de abril.

Esta primeira fase da campanha de completagem de 2021, tem por objetivo completar a informação geoespacial adquirida por métodos fotogramétricos, em 8 folhas da Carta Militar à escala 1:25 000, da região compreendida entre Vouzela, no distrito de Viseu e Celorico da Beira, no distrito da Guarda, numa área de 1280 km2.
Os trabalhos de campo têm uma duração de 6 semanas, onde os Topógrafos Chefes de Equipa têm a responsabilidade de, entre outros trabalhos, efetuar atualização do cadastro militar, confirmar a situação dos vértices geodésicos, verificar e atualizar a informação toponímica e esclarecer as dúvidas levantadas durante a fase de restituição fotogramétrica. Esta fase da cadeia de produção é essencial, para garantir a qualidade da informação produzida. 
Após a apresentação da formatura ao Exmo. Diretor, foi realizado um briefing pelo Chefe da Secção de Topografia, onde foi explicado como estão a decorrer os trabalhos. Seguiu-se uma pequena demonstração prática da realização destes trabalhos, tendo o Exmo. Diretor acompanhado uma das equipas topográficas, onde foram demonstrados os procedimentos efetuados nos trabalhos de campo. 
As campanhas topográficas, além da sua necessidade e importância em termos técnicos para a cadeia de produção do CIGeoE, são simultaneamente, mais uma oportunidade de projetar a imagem do CIGeoE, e do Exército, junto da sociedade civil.

Outras notícias