Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Visita aos trabalhos de campo da Comissão Internacional de Limites

Junho 2021

Visita das delegações Portuguesa e Espanhola aos trabalhos de campo de manutenção dos marcos da fronteira entre Portugal e Espanha.

Decorreu, no passado dia 8 de junho, na região de Vilar Formoso, a visita das delegações de Portugal, através do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), e de Espanha, através do Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET), à 1ª fase da campanha de manutenção dos marcos que materializam a fronteira entre os dois países. 
Estiveram presentes os Coronéis Diretores de ambos os Centros, os Oficiais representantes dos Centros junto à Comissão Internacional de Limites do Ministério dos Negócios Estrangeiros e as equipas de campo. O encontro entre as duas delegações deu-se no posto de fronteira de Vilar Formoso – Fontes de Onor. Após a apresentação de cumprimentos, as delegações deslocaram-se para o início do troço visitado, junto do marco de fronteira 504, onde, pelo chefe da equipa de Portugal, foi efetuado um briefing sobre a forma como está a decorrer a campanha e as dificuldades encontradas. As delegações acompanharam, de seguida, os trabalhos de campo entre os marcos 504 e 516, assistindo e apoiando a respetiva manutenção. Este trabalho inclui a verificação das coordenadas que se encontram registadas na base de dados de acesso comum entre os dois países, a limpeza dos marcos e a desmatação da área circundante. A visita terminou com um almoço convívio na povoação de Vilar Formoso. 
Este ano decorre a 64ª campanha de manutenção dos marcos de fronteira, conforme definido nos acordos assinados entre os dois países, nomeadamente no Tratado de Limites, de 29 de setembro de 1864, e no Convénio de Limites, de 29 de junho de 1926. Para trabalhos de campo, está previsto, nesta 1ª fase que decorre entre 17 de maio e 25 de junho, verificar um total de 923 marcos, ao longo de, aproximadamente, 220 km da fronteira entre os dois países.
Desta visita realça-se o vincado espirito de camaradagem e colaboração que existe entre as duas delegações e, naturalmente, entre os dois Exércitos e países.
Outras notícias