Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Participação nas comemorações do aniversário do “Centro Geográfico del Ejército de Tierra” (CEGET)

Dezembro 2021

Em 08 de dezembro de 2021, o CIGeoE participou, em Madrid, nas comemorações do aniversário do CEGET, que incluíram a entregua do estandarte do CEGET ao CIGeoE e a condecoração de dois Oficiais portugueses.

O “Centro Geográfico del Ejército de Tierra” (CEGET), do Reino de Espanha, comemora, a 08 de dezembro, o seu dia, o qual coincide com o dia da Imaculada Conceição, patrona do Corpo de Estado-Maior e nas quais esteve presente uma representação do CIGeoE.
A ligação entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e o “Centro Geográfico del Ejército de Tierra” (CEGET), remonta a várias décadas e estende-se a vários domínios, sendo o mais visível a responsabilidade técnica na verificação e manutenção dos marcos que delimitam a fronteira luso-espanhola, sob a égide dos ministérios dos Negócios Estrangeiros. Realizam-se, também, atividades de cooperação técnica na área das ciências geoespaciais, a partilha de metodologias e de conhecimentos específicos, sendo também de realçar a existência de um protocolo estabelecido entre os dois Centros (Decreto n. º39/93 de 29 de outubro), o qual permite, e facilita, a troca célere de informação geográfica. Fruto desta ligação, foi assinada, pelos Chefes do Estado-Maior dos dois países, a 12 de maio de 2021, em Santa Margarida, a carta de intenção de geminação entre o CIGeoE e o CEGET.
No âmbito das comemorações, entre outras atividades, realizou-se a cerimónia militar, com parada e desfile e no decorrer da qual foi entregue, pelo Diretor do CEGET, o Estandarte daquela unidade ao Diretor do CIGeoE, ato que simboliza a geminação entre os dois Centros e foi imposta a “Cruz Mérito Militar com Distintivo Blanco”, condecoração do Exército espanhol que tinha sido concedida, a 18 de junho de 2021, ao anterior Diretor do CIGeoE, Coronel de Artilharia Hélder António da Silva Perdigão e ao Major José António Reis Costa.
Outras notícias