Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Visita à 65ª Campanha de Verificação e Manutenção dos Marcos da Fronteira Luso-Espanhola

Junho 2022

Em 02 de junho de 2022 decorreu a visita aos trabalhos de Campo da 65ª Campanha de Verificação e Manutenção dos Marcos da Fronteira Luso-Espanhola, por parte das entidades que enquadram esta atividade no âmbito do Tratado de Limites.

O Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, assinado em 29 de setembro de 1864, define a necessidade da verificação e da manutenção dos marcos que materializam a fronteira luso-espanhola. Entre 9 de maio e 17 de junho do corrente ano de 2022, encontra-se a decorrer a 65ª campanha onde deverão ser verificados 848 marcos de fronteira, numa extensão de cerca de 150 km. A Equipa Técnica Conjunta constituída por elementos do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e do Centro Geográfico del Ejército de Tierra de Espanha (CEGET), receberam em 02 de junho de 2022 na região de fronteira do Marvão com Valência de Alcântara, a visita das entidades responsáveis de Portugal e de Espanha.
A delegação portuguesa foi chefiada por S. Exa o General Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, tendo sido acompanhado pelo Exmo. Tenente-General Comandante da Logística, TGen QMG Francisco Xavier Ferreira de Sousa. O Ministério dos Negócios Estrangeiros foi representado pela Exma. Presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas, Dra. Lénia Maria de Seabra Real. Foi ainda convidado a acompanhar o evento o Exmo. Presidente da Camara Municipal do Marvão, Eng. Luís António Abelho Sobreira Vitorino e a Exma. Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Marvão Sr.ª Sandra Isabel Abelho da Paz.
A delegação espanhola foi chefiada por S. exa o General Jefe del Ejército de Tierra, General de Ejército, Amador Enseñat y Berea, e pelo Exmo. General JCISAT, General Guillermo Ramíres Altozano. O Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación de Espanha foi representado pelo Embaixador Javier Hernández Peña, Coordenador da Cooperação Transfronteiriça com Portugal e França. Assistiu ainda ao evento o Exmo. Alcalde do Ayuntamiento de Valência de Alcántara, Alcalde Alberto Puros Guapo.
O encontro entre as duas delegações ocorreu no posto de fronteira entre Marvão e Valencia de Alcântara onde as delegações receberam um briefing pelos Chefes da Equipa Técnica Conjunta Luso-Espanhola, sobre o que consistem os trabalhos de campo e a forma como estão a decorrer. De seguida a comitiva deslocou-se para junto do Marco Principal Natural n.º 688 BIS, onde foi descerrada uma placa alusiva à visita dos Excelentíssimos Generais Chefes dos Exércitos de Portugal e Espanha aos trabalhos de campo em prol da Comissão Internacional de Limites. O encontro terminou com um almoço de confraternização na Pousada Marvão.
Outras notícias
  • 2022-04-27
    Qualifica 2022
  • 2022-04-08
    Futurália 2022