Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Visita à 66ª campanha de manutenção dos marcos da fronteira luso-espanhola

Maio 2023

Em 17MAI2023 decorreu a visita aos trabalhos de campo da 66ª Campanha de Manutenção dos Marcos da Fronteira Luso-Espanhola, por parte das entidades que tutelam esta atividade no âmbito do Tratado de Limites.

O Tratado de Limites assinado em 29 de setembro de 1864 entre Portugal e Espanha, define a necessidade da verificação e da manutenção dos marcos que materializam a fronteira luso-espanhola. Durante o ano de 2023 realiza-se a 66ª campanha através de uma equipa mista constituída por elementos do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) e do Centro Geográfico del Ejército de Tierra de Espanha (CEGET) com o objetivo de verificar 924 marcos de fronteira na região do Baixo Alentejo e Algarve, a qual recebeu a visita das entidades responsáveis de Portugal e de Espanha em 17 de maio de 2023, na região de Barrancos.
A delegação portuguesa foi constituída pelo Diretor do CIGeoE, Coronel Rui Francisco da Silva Teodoro e pela assessora da Exma. Presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dra. Helena Cristina da Costa Gama Horta, a delegação espanhola foi constituída pelo Diretor do CEGET, Coronel José Luis Sánchez Tello e pelo Sr. Embaixador Javier Hernández Peña do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación de Espanha.
O encontro entre as duas delegações deu-se na fronteira entre Barrancos e Encinasola, onde foi efetuado um briefing pelos chefes da equipa mista luso-espanhola, sobre o âmbito dos trabalhos de campo e a forma como estão a decorrer. De seguida as delegações deslocaram-se para junto do marco principal n.º 986, onde se deu inicio à verificação de 14 marcos de fronteira num percurso de cerca de 600 metros ao longo da fronteira, terminando no marco n.º 983 onde foi efetuada uma fotografia de grupo, de seguida a comitiva deslocou-se para Hotel Rincón del Abade, em Encinasola (Espanha) onde se realizou um almoço de confraternização, desta visita realçasse o excelente espirito de cooperação, abnegação e entendimento existente entre os elementos que constituem a equipa mista de trabalhos de campo na persecução de manter vivos os marcos de fronteira que unem ambas as nações.