Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Observações Astronómicas no observatório do CIGeoE no âmbito do Laboratório de Astrofísica do IST

Novembro 2023

O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) colaborou com o Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA) do Instituto Superior Técnico (IST), apoiando as observações astronómicas das aulas do Laboratório de Astrofísica que decorreram no Observatório Astronómico.

As observações integram-se nas atividades do Laboratório de Astrofísica do Mestrado em Engenharia Física Tecnológica do IST e decorreram em setembro de 2023 sob orientação dos Professores Ana Maria Mourão e Santiago González Gaitán do Departamento de Física e do CENTRA do IST.
As observações permitiram aos alunos, entre outros objetivos do programa, a observação, obtenção e tratamento de imagens da Nebulosa planetária do Haltere M27 situada a uma distância superior a 1200 anos-luz da Terra,  da Nebulosa do Anel M57 situada a cerca de 2000 anos-luz da Terra e do Enxame globular de estrelas M71 situado a cerca  de 13000 anos-luz da Terra. As imagens capturadas durante as observações foram posteriormente compostas em laboratório a partir de três imagens a preto e branco, obtidas com filtros vermelho, verde e azul (RGB) numa câmara Moravian instalada no telescópio Celestron 14" do CIGeoE. 
O CIGeoE continua assim a apoiar e a estreitar relações com a comunidade académica e científica, projetando a imagem do CIGeoE e do Exército.
Outras notícias