Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Conclusão da campanha de completagem de informação geoespacial de 2023

Dezembro 2023

De 25 setembro a 17 de novembro de 2023, realizou-se a segunda fase das campanhas topográficas de 2023, que teve o seu términus após a chegada ao CIGeoE das três equipas topográficas.

Em 17 de novembro realizou-se a formatura que marcou a chegada ao Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) das três equipas topográficas que cumpriram a segunda fase da campanha topográfica de 2023, que teve inicio em 25 de setembro, na região de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, conforme prevista no Plano de Atividades de 2023. Foi realizada a completagem de 8 folhas da Carta Militar à escala 1:25 000, perfazendo uma área de 1160 km2.
Estes trabalhos de campo têm uma duração de 8 semanas e visam completar a informação geoespacial adquirida em gabinete por métodos fotogramétricos. Os Topógrafos Chefes de Equipa têm a responsabilidade de, entre outros trabalhos, efetuar atualização do cadastro militar, confirmar o estado dos vértices geodésicos, verificar e atualizar a informação toponímica e esclarecer as dúvidas levantadas durante a fase de restituição fotogramétrica. Esta etapa na cadeia de produção é essencial para garantir o rigor e a qualidade da informação constante na Cartografia Militar. 
Os trabalhos desenvolvidos na campanha topográfica para além da necessidade e importância em termos técnicos para a cadeia de produção do CIGeoE, revestem-se simultaneamente de mais uma oportunidade de projetar a imagem do CIGeoE e do Exército junto da sociedade.