Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Reunião das Delegações do CIGeoE e do CEGET

Março 2024

Em 05 e 06 de março de 2024, realizou-se no CIGeoE, com a participação de Militares do GEGET, a reunião de avaliação da 66ª campanha e de preparação da 67ª campanha de verificação e manutenção dos marcos que materializam a fronteira luso-espanhola.

No âmbito da Comissão Internacional de Limites (CIL), realizou-se nos dias 05 e 06 de março de 2024, nas instalações do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), a reunião de avaliação da 66ª campanha e de preparação da 67ª campanha de verificação e manutenção dos marcos que definem a fronteira luso-espanhola.
As delegações de Portugal e Espanha chefiadas, respetivamente, pelos Diretores do CIGeoE, Coronel Rui Teodoro e do Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET), Coronel José Tello, reuniram-se para efetuarem a análise e aprovação dos trabalhos de campo referentes à 66ª campanha da CIL realizada em 2023 e para preparação da 67ª campanha, a realizar em 2024, na região raiana do Minho e parte inicial de Trás-os-Montes. 
Em 2023 os trabalhos de campo realizados pela equipa mista luso-espanhola, incidiram na verificação e manutenção de todos os marcos de fronteira existentes no troço de fronteira do Baixo Alentejo e Algarve, numa extensão aproximada de 200 km tendo sido visitados um total de 932 marcos, compreendidos entre o marco 899_ER, na região de Mourão e o marco 1048 C_P em Vila Real de Santo António.
Ficou também acordada a execução da 67ª campanha da CIL em 2024, a realizar numa 1ª fase nos meses de maio a julho com uma possível 2ª fase durante o mês de setembro. Este ano os trabalhos de campo irão desenvolver-se entre a foz do Rio Minho e o concelho de Montalegre, numa extensão de cerca de 180 km, entre os marcos W6_E e o marco 121 D, num total de 750 marcos.
De realçar o forte espírito de camaradagem e de colaboração institucional, bem como a forte lealdade existente entre as delegações, contribuindo para um estreitamento ainda maior das relações entre os militares portugueses e espanhóis e entre as instituições que representam, de ambos os exércitos, na persecução do objetivo da manutenção dos marcos da fronteira que nos une, a bem das respetivas populações.