Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

100 Horas de Astronomia



O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), através do seu observatório astronómico, irá participar na iniciativa “100 hours of astronomy” entre 10 e 13 de janeiro de 2019. Esta iniciativa, coordenada pela International Astronomical Union (IAU) por altura da comemoração dos seus 100 anos, tem por objetivo a divulgação científica, em particular da astronomia. Nesta iniciativa mundial, que decorrerá durante 100 horas, participarão astrónomos profissionais, amadores ou apenas entusiastas mas que partilham um ponto em comum: o gosto pela astronomia e pela ciência. Durante aquele período, por todo o mundo, serão partilhadas experiências e conhecimento mas, para alguns, será o primeiro contacto com as maravilhas com que o universo nos presenteia.

Neste âmbito serão realizadas quatro sessões:

- Duas de observação diurna do sol, incluindo no espectro eletromagnético, em 10 e 11 de janeiro, entre as 15 e as 17 horas;

- Duas de observação do céu noturno, em 11 e 12 de janeiro, a partir das 21 horas (se as condições de visibilidade o permitirem).

A participação do Observatório do CIGeoE nesta iniciativa enquadra-se também nas comemorações do 20º aniversário da sua inauguração que decorrerão durante o ano de 2019.

Estes eventos não carecem de inscrição prévia.

O Centro de Informação Geoespacial do Exército localiza-se na Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, Olivais Norte.

As coordenadas a inserir no GPS são:

38º 46’ 40’’ N

9º 6’ 49’’O

As imagens seguintes ilustram a localização do CIGeoE:




Ou, através do seguinte link: