Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Participação do CIGeoE nas reuniões técnicas dos grupos de trabalho MGCP e TREx

Maio 2017

Decorreram no período de 03 a 10 de Maio de 2017, na cidade de Saint-Louis, nos Estados Unidos da América (EUA), as reuniões dos Grupos Técnicos dos projetos MGCP (Multinational Geoespatial Co-prodution Program) e TREx (Tandem-High Resolution Elevation Data Exchange) com a seguinte distribuição:
1) 32ª Reunião Técnica do MGCP: 03 a 05 de Maio;
2) 6ª Reunião Técnica do TREx: 08 a 10 de Maio;
Na reunião do grupo MGCP participaram 48 delegados de 21 Nações, tendo no grupo TREx participado 54 delegados de 22 Nações. Portugal fez-se representar nas referidas reuniões pelo Maj Inf Jorge Santos e pelo SAj Eng António Castanheira. 
O projeto MGCP, onde Portugal participa desde 2006, consiste na produção de informação geográfica, em plataforma SIG (Sistema de Informação Geográfica), com exatidão posicional, pormenor e rigor geométrico que permitem uma resolução espacial compatível com as escalas 1:50 000 e 1:100 000.
O projeto TREx tem como finalidade a produção de um Modelo Digital de Superfície (MDS) global, com base em aquisição de informação por sensores radar, com uma resolução geométrica de 12 metros. Portugal foi a sétima nação a assinar o memorando de entendimento. Após a formação efetuada em novembro de 2016, na Alemanha, decorreu um período de treino de cerca de 3 meses. Atualmente Portugal encontra-se na fase de certificação, que deverá ocorrer durante o mês de junho de 2017 com a entrega de 4 células editadas.
A participação nestas reuniões reveste-se de extrema importância pois, para além da partilha de conhecimento e experiência, existe a necessidade de aprovar alterações aos documentos técnicos que fazem parte integrante de ambos os projetos. Desta forma, o CIGeoE garante uma permanente atualização e evolução, em termos técnicos, conjuntamente com as outras nações que integram os projetos.

Outras notícias