Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Certificação de Portugal no Programa Internacional TREx

Agosto 2017

Em 26 de julho de 2017, através do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Portugal tornou-se a 2ª Nação, de entre 31, a obter a certificação do seu Local Prodution Center para produção de um modelo digital de superfície global, homogéneo, com uma resolução geométrica de 12m e uma exatidão relativa vertical de 2m com base em dados da banda radar adquiridos pelos satélites TerraSAR-X e TanDEM-X, no âmbito do programa TanDEM-X High Resolution Elevation Data Exchange Program (TREx).
A primeira fase deste processo foi a formação que decorreu em Potsdam (Alemanha) no período de 7 a 18 de Novembro de 2016, nas instalações da AIRBUS - Defense & Space, com a participação de um Oficial e um Sargento do CIGeoE.
A fase seguinte consistiu no treino em ambiente de produção real. Nesta fase todos os elementos de cada Nação praticaram as tarefas de produção com células reais, especialmente escolhidas para este efeito, com vista ao melhoramento e ganho de experiência. Esta fase durou cerca de 4 meses tendo nela participado 3 Militares e uma Civil.
Após a certificação, Portugal está em condições de iniciar a produção das 303 células de 1º em latitude por 1º em longitude (aproximadamente 110 km por 110 km) que constituem o plano de produção e a contribuição nacional para este programa internacional, ao longo dos próximos 6 anos.