Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Orgânica do CIGeoE

Estrutura das Repartições e Departamentos do Centro de Informação Geoespacial do Exército


O Centro de Informação Geoespacial do Exército está organizado em diferentes Repartições com funções específicas, estando a maior parte dos recursos humanos afetos aos processos de produção cartográfica. Da sua orgânica faz também parte a Unidade de Apoio Geoespacial, que está vocacionada para o apoio à decisão em contexto operacional.


Direção

Direção

É constituída por um Diretor coadjuvado por um Subdiretor.


Dispõe de um Estado-Maior, do qual faz parte:

  • Secção de Operações, Informações, Relações Públicas e Segurança;
  • Secção de Pessoal;
  • Secção de Logística.

Repartição de Produção Cartográfica (RPC)

É missão da Repartição de Produção Cartográfica produzir e manter a base de dados geográficos de todas as séries cartográficas à responsabilidade do CIGeoE.


A Repartição é constituída por três Departamentos:

Departamento de Aquisição de Dados

Apoiar, reconhecer e restituir as fotografias aéreas e/ou imagens digitais que servem de suporte à aquisição de informação para a base de dados geográfica, salvaguardando e preservando os processos correspondentes que originaram os dados adquiridos.

Departamento de Sistemas de Informação Geográfica

Processar e validar toda a informação geográfica digital produzida, com vista à produção das diferentes séries cartográficas e à sua integração em Sistema de Informação Geográfica.

Participar em projetos na vertente dos Sistemas de Informação Geográfica ou de elaboração de cartografia de pequena escala nomeadamente 1/250.000 e 1/500.000.

Departamento de Controlo e Saída de Dados

Processar a informação digital para suporte analógico, bem como executar o controlo de qualidade dos dados geográficos e da produção cartográfica analógica.

Participa em projetos cartográficos de cariz analógica.

Repartição de Documentação Geográfica Militar (RDGM)

Assegura as atividades relacionadas com o armazenamento e distribuição de material geográfico, catalogação e arquivo da Cartografia disponível e de toda a documentação geográfica.

Efetua o licenciamento e disponibilização da informação geográfica, e realiza os trabalhos fotográficos para o Exército e os outros ramos das Forças Armadas e para a comunidade civil.

 

Dispõe de dois Departamentos:

Departamento de Arquivo e Reabastecimento de Informação Geográfica

Catalogar e arquivar toda a documentação geográfica disponível, armazenar e distribuir a informação geográfica produzida, assim como preparar e fornecer informação geográfica específica.

Departamento de Disponibilização de Informação Geográfica

Licenciar e disponibilizar informação geográfica, bem como efetuar todos os trabalhos fotográficos necessários ou responder a outras solicitações.

Repartição de Desenvolvimento e Gestão de Informação (RDGI)

A missão da Repartição é promover trabalhos de investigação, realizar estudos e desenvolvimentos, por iniciativa própria ou em parceria com outras entidades nacionais ou estrangeiras, no domínio da Geomática.

Tem também a responsabilidade de salvaguardar, gerir e manter toda a rede informática do CIGeoE, bem como de toda a informação geográfica digital produzida no CIGeoE e outra existente no âmbito de acordos celebrados.

 

Possui organicamente dois Departamentos:

Departamento Informática e Gestão da Informação

Gerir e manter o Sistema Informático do CIGeoE (hardware e software), salvaguardar e armazenar toda a informação geográfica e ainda desenvolver aplicações com interesse para o CIGeoE.

Departamento de Conceção e Desenvolvimento

Desenvolver trabalhos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, realizando projetos de interesse na área das ciências geográficas e da técnica cartográfica.

Repartição de Formação e Certificação (RFC)

A Repartição de Formação e Certificação tem por missão o desenvolvimento e a coordenação de todas as atividades relacionadas com a formação interna e externa do pessoal do CIGeoE bem como de militares de outras U/E/O.

Repartição de Apoio Geral (RAG)

À Repartição de Apoio Geral compete:

Planificar, desenvolver e acompanhar a realização de todas as atividades de apoio geral, logísticas, financeiras e de pessoal que estão sob a sua dependência orgânica, salientando-se as seguintes:

Secção de Operações Informações e Segurança

prestar apoio e assessoria à Direção, através da elaboração de estudos, informações, diretivas, planos e ordens, orientadas para a preparação e a transmissão da tomada de decisão e a supervisão da sua execução e ainda coordenação de algumas atividades internas e de cursos a realizar no exterior, relações públicas e cooperação internacional e arquivo da documentação expedida e recebida, e a segurança de pessoas e bens.

Secção de Logística

Desenvolver todas as atividades de apoio geral, logísticas e financeiras.

Secção de Pessoal

Desenvolver todas as atividades na administração dos Recursos Humanos, decorrentes da legislação que abrange os militares e funcionários civis.

  • Superintender na administração do pessoal;
  • Promover o controle dos efetivos;
  • Elaborar expediente respeitante à administração do pessoal;
  • Promover a manutenção da Disciplina Lei e Ordem.

Gabinete de Qualidade e Ambiente

Assegurar as atividades relacionadas com o planeamento, implementação e gestão que permitam, à Direção do Centro de Informação Geoespacial do Exército, rever e melhorar o Sistema Integrado da Qualidade, Ambiente e Segurança e Saúde no Trabalho (SIQAS).

Unidade de Apoio Geoespacial (UnApGeo)

A Unidade de Apoio Geoespacial prepara-se para executar operações em todo o espectro das operações militares, no âmbito nacional ou internacional, de acordo com a sua natureza.