Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Inovação e Conhecimento


Principais projetos e artigos ligados à Cartografia elaborados no CIGeoE


O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) como órgão produtor de cartografia tem uma longa tradição na elaboração da cartografia militar, alicerçada ao longo de mais de 80 anos do conhecimento e experiência do saber fazer acumulado.

O CIGeoE pretende contribuir para a comunidade militar e civil com o seu conhecimento pelo que disponibiliza neste sítio, a informação relativa aos projetos mais recentes assim como os artigos que entretanto têm sido publicados quer a nível internacional, quer a nível nacional.

 


Sistema de Estações de GNSS de Referência Virtuais (SERVIR)

O projecto designado por “Sistema de Estações de GNSS de Referência Virtuais” - (SERVIR) , iniciado em 2006, visa criar, explorar e manter uma rede de estações de referência GNSS, reunindo o que de mais actual existe em termos de tecnologia GPS, comunicações e informática. O sistema permite o posicionamento em tempo real, com elevada precisão, utilizando para tal a infra-estrutura de comunicações militares, a qual envia as observações GNSS desde cada uma das estações (localizadas em Unidades militares) até ao centro de cálculo e monitorização do sistema, localizado no CIGeoE.

 


Multinational Geospatial Co-Production Program (MGCP)

Em 2005, o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) iniciou a participação num novo projeto de âmbito mundial, o Multinational Geospatial Co-Production Program (MGCP) - após conclusão do projeto VMap (Vector Map) – ao abrigo de um Memorando de Entendimento estabelecido entre os Ministérios da Defesa de 28 países.


Este projeto visa criar um acordo entre diferentes países para que a produção de dados vetoriais a nível mundial seja priorizada, coordenada, gerida e armazenada de uma forma centralizada, conseguindo-se assim uma melhoria na interoperabilidade entre os produtores de dados geoespaciais e os utilizadores finais, através da definição de um catálogo de dados a adquirir, níveis de precisão, padrões e formatos de troca comuns.


A informação produzida destina-se essencialmente a sustentar e apoiar os sistemas militares de apoio à decisão bem como as ações humanitárias e missões de interesse público sendo armazenada em formato “shapefile” no sistema de coordenadas WGS84 de acordo com um catálogo de objetos definidos pelo grupo MGCP, com exatidão posicional, pormenor e rigor geométrico que assegure uma resolução espacial compatível com as escalas 1:50 000 e 1:100 000, conforme o interesse geoestratégico de cada área de trabalho.


O grupo MGCP estabeleceu como prioridade a aquisição de informação geoespacial das regiões do globo deficitárias neste tipo de informação.

Na 1ª fase de produção, o projeto contou com a participação de 28 países durante um período de 6 anos (2006-2011).


De 2012 até 2017 decorreu a 2ª fase deste projeto (29 países) e até 2022 está em vigor a 3ª fase já com 32 países.


Portugal, através do CIGeoE, ficou responsável por produzir 21 células do continente africano na 1ª fase (cada uma com uma área de 1 grau de latitude x 1 grau de longitude da superfície terrestre, a que corresponde aproximadamente uma área de 110x110 km2), 24 células na 2ª fase e 35 células na 3ª fase.


 


TanDEM-X High Resolution Elevation Data Exchange Program (TREx)

A 08 de Março de 2016 o Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) iniciou a participação num novo projeto de âmbito internacional denominado de TanDEM-X High Resolution Elevation Data Exchange Program (TREx), tendo sido o 7º país fazê-lo. Após a formação de 2 semanas e a finalização de 4 células Portugal obteve a certificação em 2º lugar. Segue-se agora, após a conclusão de 20 créditos, a fase em que Portugal se certifica como nação apta a controlar a qualidade dos dados de outras nações. A contribuição nacional no final deste projeto será a produção de 303 células de 1º de latitude x 1º de longitude.


Este projeto visa criar um modelo digital de superfície (MDS) Global, homogéneo, com uma resolução geométrica de 12m e uma exatidão relativa vertical de 2m, utilizando para este efeito os dados adquiridos pelos satélites denominados de TerraSAR-X lançado em 15 de Junho de 2007 e pelo TanDEM-X lançado em 21 de junho de 2010. Estes satélites gémeos voam com uma formação próxima (espaçados de algumas centenas de metros) gravando dados de forma sincronizada com o objetivo de obter dados para a geração do denominado WorldDEMTM. (Estes dois satélites resultam de uma cooperação público-privada entre o Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt (DLR) e a Airbus Defense and Space).


Atualmente 31 nações já assinaram o MoU beneficiando do acesso a parte dos dados radar em bruto. No final do projeto cada nação produtora terá ainda acesso ao Modelo Digital de Superfície final de outras áreas de interesse, permitindo assim garantir a sustentação e apoio dos sistemas militares de apoio à decisão bem como as ações humanitárias e missões de interesse público.


Enquadramento da Cartografia Militar na Escala 1/25 000, no Sistema de Referência WGS84 (CARTMIL)

O projecto designado por "Enquadramento da Cartografia Militar, na Escala 1/25 000, no Sistema de Referência WGS84” – (CARTMIL), iniciado em 2006, visa permitir uma maior facilidade e rapidez de utilização da sua cartografia na escala 1:25 000, através da utilização de sistemas de coordenadas geográficas e cartográficas, dando assim cumprimento às directivas da política geográfica NATO.


 

Sistema de Informação Geográfica a 3 Dimensões (SIG 3D)

Visa melhorar a cadeia de produção do CIGeoE permitindo a aquisição de dados de informação geográfica baseada numa tecnologia CAD para uma tecnologia SIG com as vantagens nítidas das saídas gráficas mostrarem que alguns elementos são mais percetíveis entre diferentes tipos de edifícios (casas, tribunais, bombeiros, escolas, etc.), em SIG (aterro, desaterro, muros, limites de arvoredo etc.), bem como a definição de padronizado para as áreas de interesse (vegetação, rios, etc).


Permite ainda de forma mais célere a elaboração de estudos técnicos com vista à identificação, análise e consequências dos riscos naturais, tecnológicos e sociais que possam afetar o território nacional (cheias, incêndios, enxurradas, derrocadas) ou a integração de informação tridimensional com serviços públicos, (Google Earth, Bing Maps), imediatamente após a aquisição.


 

 

Artigos

2005

Modelação de superfícies por correlação automática de imagens

 

 

2006

Implementação do projeto MGCP

 

 

2008

Controlo de Qualidade da cartografia do bloco de Lisboa

 

 

2009

Recuperação rádio-geométrica e catalogação digital de cobertureas áeras antigas da zona de Lx

Recuperação da cobertura aérea nacioanl RAF47

Levantamento de dados de aeródromos
EasyNews um projeto
A importância dospequenaos observatórios astronómicos

 

 

2010

Implementaçao de um sistema de restituiçao em ambiente SIG na Secçao de Fotogrametria

 

 

2011

Contextualização da Generalização no Projecto Cartgen

O Projecto cartAFRICA

Positional Control in the 1:25000 Cartography, Oporto Region

 

 

2012

Validação Semiautomática de Modelos Digitais do Terreno

Estudo comparativo entre as diferentes metodologias e sistemas de coordenadas usados em Portugal

Evolução recente da linha de costa entre a zona de espinho sul e zona de esmoriz (AVEIRO)

Recuperação de paisagens submersas a partir de fotografia aérea histórica

  

 

2014

SIG3D no processo de decisão

  

 

2015

Avaliação da Qualidade da Rede de Estações de Referência GNSS (SERVIR)

Implementação de uma Infraestrutura Espacial para Generalização da Carta Militar 1:25 000

Geospatial Data Quality of the Servir Cors Network

Estudo e análise da Transformação Bürsa-Wolf com correção residual


 

2016

A Gis-Based Infrastructure for the Production of the Official Aeronautical Chart



2018

Os projetos MGCP e TREx no CIGeoE: melhoria nos procedimentos na edição e extração da informação 2D e 3D

Sistema de Informação Geográfica para Apoio às Operações